Sejam Bem Vindos ao Templo da Dança Árabe!!!

Para todos que amam a Dança árabe e fazem dela mais do que uma simples atividade, mas sim uma filosofia de vida, venha fazer parte desta grande família, do nosso templo da Dança Árabe...

Escola de Dança Carla Cecílio

A Cia de Dança Carla Cecílio é uma escola de dança especializada na dança e cultura árabe!!

Porque dançar é...

Pura magia!!

Louvada seja Dança...

"Quando você dança, seu propósito não é chegar a determinado lugar. É aproveitar cada passo do caminho". (Wayner Dyer)

Estética, Beleza e Emoção

Os movimentos surgem das emoções particulares de cada um, e transformam-se em arte quando encontram uma linguagem universal,já que o ser humano tem uma essência comum". (Klauss Vianna)

29 de janeiro de 2011

Os Signos e a arte da Dança do Ventre.

Num nível mais profundo, não existe um signo apto a se desenvolver na dança do ventre e outro que não possa, é verdade que os eixos Áries, Libra, Touro e Escorpião têm demonstrado bastante afinidade com a dança, mas as tendências específicas para a dança ou qualquer vocação só podem ser reveladas pelo mapa astral do indivíduo e não apenas pelo signo solar, além do mais os benefícios físicos e emocionais dessa arte estão abertos à todas, basta que queiram praticar.

O que vemos abaixo são algumas orientações simples e rápidas para todas as que se interessam pela dança do ventre:

***ÁRIES***

A dança do ventre encontra um solo propício entre os signos de Áries e Libra, no entanto a ariana, regida por marte, é muito independente e voltada para a vanguarda, por isso a arte em geral lhe faz bem, suprindo a sua necessidade de ser livre. Revolucionária e carismática, ela inspirará outros a praticarem a dança do ventre, e nunca faltará fôlego para a incansável ariana que fugirá ao modelo tradicional, inovando em suas roupas e incorporando a sua famosa "espontaneidade" para criar um estilo totalmente diferente e de alto impacto.... Seu maior problema pode ser a pressa: Precisa lembrar que até mesmo o "Poderoso Ariano" precisa de tempo para evoluir, se respeitar isso, não medirá esforços para aprimorar sua arte e aproveitar sua genialidade.

***TOURO***
Aqui também, no eixo Touro e escorpião, nós vemos o desenvolvimento dessa arte. É natural e imediata a empatia da taurina com a dança do ventre. Este signo, regido por Vênus, é também um grande sensorial e na arte partirá em busca das formas e da feminilidade. Além disso, essa arte se desenvolveu grandemente no Egito, civilização de fortes características taurinas ( eles adoravam o próprio animal como símbolo de fertilidade ), o que faz com que a maioria dos nativos se sintam "alinhados", com um bem-estar muito grande praticando ou simplesmente admirando essa Arte.

***GÊMEOS***

Inquieta, a geminiana sente que tem muito a conhecer e trocar com todos que praticam a dança do ventre, sua curiosidade natural vai levá-la a mil e uma estórias que ela passará às outras em infindáveis noites no telefone, internet, escritos, etc.. Ela é o informante do zodíaco. Faz tudo isso enquanto seu corpo se aprimora incansavelmente, pois também não lhe falta fôlego, aliás ela precisa de muita atividade física. Seu único problema parece ser o excesso de interesses, em alguns momentos sentirá necessidade de cortar algumas atividades para alcançar o aprimoramento desejado. Tendo muita energia nas mãos, a criação das roupas de dança do ventre poderão também chamar sua atenção.

***CÂNCER***
Regido pela Lua, até o mais "pacato" canceriano guarda um boêmio dentro de si, seu interesse por poesia, cultura, histórias antigas, e pelo fantástico vão levá-lo a desfrutar ótimos momentos com essa arte. Além do mais este signo precisa muito de formas " não-racionais" de expressão. Essa arte será como uma grande viagem que vai colocar a canceriana em contato com arquétipos femininos, isso a tornará mais forte fazendo com que seu universo emocional ultra-sensível seja equilibrado. Em seu estilo, ela pode explorar " A Grande Mãe", a mulher repleta de energia ying que age como um imã, pois é sempre bom estar ao seu lado, ou explorar seu lado misterioso.

***LEÃO***

O centro das atenções parece ser uma posição natural para os leoninos, isso se deve não só ao narcisismo, mas à força de sua personalidade que consegue sustentar " um mundo inteiro " à sua volta. A leonina se sentirá fatalmente atraída pelo brilho e glamour da dança do ventre, suas roupas serão chamativas e bonitas, no entanto não deve se esquecer do mais importante : incorporar a irreverência pessoal e alegria de viver ao seu estilo de dança, pois o mais atraente em sua Arte vem da sua personalidade, e não do mundo exterior. Com o tempo, ela acabará entusiasmando outros a se aproximarem dessa arte.

***VIRGEM***
O Brasil é um país virginiano e aqui o " culto ao corpo " atinge proporções até absurdas.Este é o signo do aprimoramento físico e do aperfeiçoamento da matéria. A virginiana as vezes se embaraça na busca pela perfeição, exigindo demais de si em sua vida e nos relacionamentos. A dança do ventre pode lhe fazer muito bem, suprindo sua eterna necessidade de aprimoramento, de atividade física, e de buscar uma expressão para sua feminilidade, ao mesmo tempo em que deixa de ser tão perfeccionista em sua vida pessoal. Ela se empenhará em adquirir muita técnica e pode criar roupas de bom gosto, mas por trás de toda essa disciplina, não deve esquecer que tem de colocar também sua criação pessoal.

***LIBRA***
O eixo áries- Libra é bem propício à essa arte. Libra rege exatamente a região dos quadris, e a libriana artística, sempre em busca da estética vai se realizar muito com a prática . Também não poupará esforços para aperfeiçoar o estilo, afinal melhor que ninguém, ela sabe o que significa " A Arte pela Arte ". Poderá se apresentar com roupas bonitas e criativas, pois está à vontade com a estética, além disso vai levar a dança à muitos lugares e pessoas, o que faz parte de sua necessidade natural de contatos. Um dia poderá descobrir também que por trás de toda essa fascinação estética está sua própria busca de significado, da criação de um mundo harmônico onde desfrute de equilíbrio pessoal.

***ESCORPIÃO***
O eixo Touro- Escorpião está em casa com a dança do ventre, o motivos são óbvios : este é o eixo da fertilidade, da energia sexual , do corpo e dos aspectos emocionais profundos da vida. A nativa de escorpião, regida também por Marte, encontrará na dança um meio de canalizar sua alta energia física, além do mais, essa arte vai equilibrar a sua sensualidade, fazendo-a entender que vida afetiva não é sinônimo de conflito. Mais do que qualquer um, ela precisa sentir a intensidade da vida e dos sentimentos, e a dança do ventre vai fazê-la entrar em contato com sua feminilidade profunda, regenerando totalmente suas energias e dando novo significado ao seu cotidiano.

***SAGITÁRIO***
Aqui temos um amante natural da dança e do teatro. Com tanta energia a sagitariana precisa de atividade física. Além do mais, a esta é a " mulher no mundo dos homens", ela trabalha, se divide em mil tarefas, sempre dando conta de tudo, precisa reservar espaço para uma atividade feminina como a dança do ventre. Mas sem " dondoquices", ela é um espírito livre. Polivalente, organizará também o vestiário, os cursos e o marketing. Deve se lembrar que o maior benefício dessa arte não está na competição nem na velocidade, mas no prazer de evoluir e aprender mais, a dança vai satisfazer sua necessidade de entrar em contato com outras culturas, ampliar sua visão de mundo, e ela passará este prazer aos outros com muito entusiasmo.

***CAPRICÓRNIO***

O Capricórnio tem sido muito relacionado com o Balé clássico e os motivos são óbvios : Esforço, constância, Tempo, disciplina e rigidez. Tudo isso é necessário para a formação do dançarino, aliás, ao contrário do que muitos pensam, arte e disciplina sempre andaram juntas. Este signo da terra não medirá esforços, se gostar da dança do ventre, seu desenvolvimento será melhor com o tempo, sem pressa, será um prazer fazer bons cursos e aprimorar sua arte, antes de mostrar isso ao público, se sentirá estruturado e mais seguro. Por dentro do rígido Capricórnio existe um canceriano sensível e os benefícios que a dança do ventre vai proporcionar aos seus sentimentos vão deixá-lo fascinado, além do mais este também é um signo de bastante energia feminina.

***AQUÁRIO***

Aqui temos um signo vanguardista que pode se interessar pela excentricidade da dança do ventre. Genial e criativa, a aquariana revolucionará o vestuário, suas roupas se destacam, mas deve fugir das " dondoquices", das " mesmices" e explorar seu estilo diferente sem perder o bom gosto, sua expressão normal é se destacar dos outros, assim ela acrescentará algo novo à essa arte. Com o tempo as pessoas entenderão que " era exatamente isso o que faltava" e os críticos passarão a admirar sua inovação, mas lembre-se : Até que isso aconteça é necessário muito trabalho e dedicação, afinal aquário é a revolução, mas não por acaso e sim com responsabilidade de criar um mundo melhor.

***PEIXES***
Miragem, teu nome é Peixes.... O último signo já não se limita mais aos aspectos racionais da vida, a pisciana vê o mundo com outros olhos. Profunda, fantasiosa, com ela descobrimos que a realidade vem depois da arte e "o essencial é invisível aos olhos ". A dança do Ventre vai fasciná-la, fazendo-a se sentir uma "canalizadora" dos poderes femininos e mágicos do Cosmos. Afinal, crenças antigas nos ensinam que o mundo foi criado a partir da Dança e isso nos leva à uma visão cosmológica, onde a coreografia assume o papel de expressão e ordenação da vida, a qual não existiria sem ela, pois sem a "dança-cósmica" tudo seria uma massa confusa. Daí temos: a dança da vida, dos planetas, universos paralelos, etc... Significado, teu nome é Peixes!

15 de janeiro de 2011

Horários e Instrumentos/1º Semestre 2011


*** Básico ***

14:00 às 15:00 hs. (3ª e 5ª) = Aline - Sala Faraó
15:00 às 16:00 hs. ( 3ª e 5ª) = Aline - Sala Faraó
16:00 às 17:00 hs. ( 3ª e 5ª) = Rayla - Sala Faraó
17:00 às 18:00 hs. (2ª e 4ª) = Aline - Sala Cleópatra e Faraó
18:00 às 19:00 hs. (2ª e 4ª) = - Marcela - Sala Cleópatra e Faraó
19:00 às 20:00 hs. ( 3ª e 5ª) = Aline - Sala Faraó
20:00 às 21:00 hs. (3ª e 5ª) = Aline - Sala Faraó
15:00 às 16:30 hs. ( Sábado) = Cláudia - Sala Cleópatra


***Intermediário***

14:00 às 15:00 hs. (3ª e 5ª) Véu de Seda (Clássico) = Carla Cecílio - Sala Cleópatra
15:00 às 16:00 hs. ( 3ª e 5ª) Bastão (Saide) = Carla Cecílio - Sala Cleópatra
17:00 às 18:00 hs. (3ª e 5ª) Candelabro (Zaffe e Percussão)= Carla Cecílio - Sala Cleóp.
18:00 às 19:00 hs. (3ª e 5ª) Snujes e Leque (Zambra) = Carla Cecílio - Sala Cleópatra
19:00 às 20:00 hs. ( 2ª e 6ª) Tribal = Yasmin Kaufmann - Sala Faraó
20:00 às 21:00 hs. (3ª e 5ª) Daft (Moderna Romântica) = Carla Cecílio - Sala Cleópatra
13:30 às 14:30 hs. ( Sábado) Espada (Moderno e Baladi) = Mariane Rodrigues - Sala Cleó.

*** Baby ***
(Crianças menores de 11 anos)

18:00 às 19:00 hs. (2ª e 6ª) Básico = Milene - Sala Faraó
18:00 às 19:00 hs. (3ª e 5ª) Intermediário (Saíde com snujes) = Mônica - Sala Faraó


***Alongamento***

16:00 às 17:00 hs. (4ª) = Chiquinho - Sala Cleópatra
18:00 às 19:00 hs. (6ª) = Chiquinho - Sala Cleópatra
14:30 às 15:00 hs. (Sábado) = Cláudia - Sala Cleópatra


*** Teatro***

19:00 às 20:30 hs. (2ª) = Ana Paula Carvalho - Sala Cleópatra


***Aula de Feminilidade***
(para maiores de 18 anos)

13:30 às 14:30 hs. (sábado) = Daniela - Sala Faraó


***Profissional***

18:00 às 21:00 hs. (4ª) = Carla Cecílio - Sala Cleópatra

***Dabik de Casais***

20:00 às 21:00 hs. (4ª) Adulto = Carla Cecílio - Sala Cleópatra

13 de janeiro de 2011

Danças Folclóricas Árabes

As Danças Folclóricas Árabes são típicas de diversa regiões do mundo árabe. Geralmente se originaram de situações cotidianas antigas, ou seja, nasceram no seio das manifestações sociais e culturais. De forma geral tinham estreita ligação com a natureza.

Possuem música, trajes e ritmos próprios para a sua execução e cabe a bailarina conhecê-los.

Khaleege

(Fernanda Almeida)


É uma dança folclórica que se originou no Golfo Pérsico (área da Península Arábica que envolve Bahrain, Emirados Árabes, Quatar, Arábia Saudita, Kwait, Oman).


É comum ainda hoje em muitos desses países, em festas familiares, cujas presenças são todas femininas, algumas mulheres se levantarem, vestirem suas túnicas e dançarem Khaleege.

O ritmo para esse tipo de dança é o Soudi. É dançada com um vestido (túnica) de tecido fino, todo bordado por cima da roupa de dança do ventre, no caso de uma apresentação. A túnica é chamada de Galabya.


A execução da dança traz uma simples marcação para os pés, que se mantém constante e presente todo o tempo. Além dessa marcação, há movimentos de cabeça (com destaque para os cabelos), de mãos, braços, e tronco. O quadril, ao contrário da dança do ventre, praticamente não se move.


Khaleege em árabe significa Golfo, e é uma dança também conhecida como Raks El Nacha´at.


Assista abaixo um vídeo para conhecer melhor esta dança. Nele está Fifi Abdo dançando Khaleege, mas sem usar a túnica típica.




_______________________________________________

Dança com Bengala e Bastão


(Carla Cecílio)


A Dança do Bastão é a versão feminina de uma dança masculina chamada Tahtib.


É conhecida também como Raks Al Assaya. É uma dança folclórica, alegre, mais graciosa que a masculina.


É geralmente dançada ao som do ritmo Said, podendo também ser dançada com os ritmos Baladi e Maqsoum. Said é o nome de uma região ao norte do Egito, local de onde se originou tal dança.


Movimentos delicados onde as mulheres apenas manejam o bastão demonstrando suas habilidades com o objeto, usando-o também como uma “moldura” para mostrar o corpo durante a execução de seus movimentos.

As mulheres demonstram toda sua habilidade girando o bastão de várias formas sempre com muito charme e delicadeza. Ao dançar, a bailarina demonstra destreza, equilíbrio e sensualidade, e sua expressão deve ser de alegria.


A vestimenta cobre o ventre, como um vestido, que pode ser de vários modelos, com abertura lateral, ou não, justo ou mais folgado, entre outros. Acessórios como xales, cintos, enfeites de cabeça, brincos de med


alhas são bem-vindos.


A curva da bengala deve estar geralmente pra baixo durante a dança. Mas também cabe lembrar que há bengalas sem essa curva, que se assemelham mais a um bastão. Qualquer um desses modelos é apropriado para dançar.


Para conhecer um pouco melhor esta dança assista ao vídeo abaixo com a bailarina brasileira Ju Marconato:




________________________________________________

Dabke

(Grupo Makin Khalig)

Dabke é uma dança folclórica de muitas países árabes. Apesar de ser originalmente masculina, hoje em dia pode ser vista sendo dançada por toda a família.

Dançada em grupo, com pessoas de mãos dadas formando uma roda ou uma meia-lua.

Não há movimentos de braços e ou de quadril. A movimentação se restringe aos pés, que realizam uma variedade de batidas e passos no chão.


Os ritmos mais adequados são o Said e o Malfuf. A música é alegre, e quase sempre acompanhada de derbak e da flauta Mijwiz.


Assim como a música, a dança também é alegre, e quase sempre dançada pelos árabes quando presentes em uma festa.


Comumente vê-se este tipo de celebração no Brasil por ocasião de encontros de árabes em bares, restaurantes ou festas.


Por ser uma dança de fácil execução, é possível aprendê-la durante uma festa e participar da celebração do Dabke.


Para conhecer um pouco melhor esta dança, assista ao vídeo abaixo.




__________________________________________________

Tahtib

(Mariane Rodrigues e Eduardo Pellossi)

Dança com dois bastões longos, tipicamente masculina. Originária da região do Egito chamada Said, ao norte do país.

Dança que deu origem à versão feminina da dança da Bengala ou Bastão.

Dizem que esta dança surgiu porque os homens egípcios sempre carregavam consigo um cajado longo, que servia para caminhar, para se proteger em combates ou para pastorear rebanhos. E os homens acabavam usando este cajado para dançar em situações comemorativas.

Dançada ao ritmo de said, com marcações fortes de percussão (derbak, daff), guiado através de mizmar (aquela flauta que parece uma cornetinha de madeira, cujo som se assemelha ao de um mosquitinho).

Geralmente dois homens dançam juntos, aparentando e simulando uma luta. Eles fazem acrobacias com o bastão, demonstrando toda sua agilidade e habilidade, atacam e desviam os golpes de bastão um do outro. Pode-se notar que a movimentação desta dança é mais forte e mais agressiva do que a feminina.

Conheça mais o Tahtib assistindo ao vídeo abaixo.


Mohamed Shahin dançando em um show em Indiana em 2006:



______________________________________________

Meleah Laff

O nome significa lenço enrolado, e se originou no Egito, mais especificamente no subúrbio do Cairo e de Alexandria.

Dançada geralmente com um vestido, um chaddor e um lenço preto. O chaddor geralmente é de crochê, serve para cobrir o rosto e pode ser tirado no decorrer da apresentação.

O vestido, usualmente mais colado ao corpo, deve tampar o umbigo, e pode ser bordado ou não.

O lenço é preto, de tecido grosso e nunca transparente, podendo ser bordado ou não.

A bailarina inicia a dança coberta/ enrolada no lenço preto e durante a apresentação ela o solta para dançar com ele.

A dança com o lenço permite um jogo de “mostra e esconde”. Já que em alguns momentos a bailarina se enrola no lenço e em outros ela o manuseia. Ás vezes ela o enrola no quadril, outrora no tronco, destacando as formas de seu corpo. E às vezes brinca fazendo “gracejos” com as pontas dele.

A bailarina tem que ter habilidade para segurar e movimentar bem o lenço, para acrescentar charme e graça, caso contrário a dança fica poluída e prejudicada.

A dançarina masca chiclete durante a dança (tradicionalmente as egípcias costumam mascar goma de miske), dando um ar de irreverência e brincadeira à dança.A música é sempre muito alegre e festiva, geralmente nos ritmos malfuf ou falahi.

Por ser uma dança de subúrbio, a sensualidade de uma apresentação deve ser suburbana. Ou seja, a bailarina tem que ser muito charmosa e carismática, ser levemente ousada e exagerar na movimentação, porém sem cair na vulgaridade.


Abaixo um vídeo para você conhecer melhor esta dança folclórica.


Amani, bailarina libanesa sançando Meleah Laff:



__________________________________________________________________

Dança com Jarro

Dança folclórica, surgida entre os beduínos (povos do deserto). Uma dança de reverência à água, que representa a vida.


A água era escassa e por isso sagrada no Egito Antigo, e só era obtida após as cheias do Rio Nilo. As mulheres, ao encherem seus jarros com água do Nilo, celebravam a vida através de movimentos de seus corpos com o jarro. Por isso é uma dança alegre, de celebração, comemoração.


É conhecida também como Dança do Nilo, como Raks Al Balaas, e também como dança da Samaritana.


O traje mais recomendado para a apresentação é o vestido, ou outro que mantenha a barriga coberta.


O jarro pode ser de barro (ou imitando barro) ou enfeitado, depende da preferência. Os ritmos mais adequados são o Said e o Falahi.


Os movimentos desta dança são alegres, descontraídos, animados. A bailarina faz movimentos com o jarro, além de colocá-lo algumas vezes sobre partes do corpo, como a cabeça, cintura e ombros.


Conheça mais a Dança com o Jarro assistindo ao vídeo abaixo.


Dança com Jarro com o grupo folclórico da Khan el Khalili:




Referências: www.centraldadancadoventre.com.br

1 de janeiro de 2011

Agenda de Janeiro/2011

17/01 = Ínicio do 1º Semestre de 2011 (Volta às Aulas)
Ínicio das aulas de teatro ( Professora Ana Paula Carvalho - atriz profissional/ Sated- Rio de Janeiro)

19/01 = 14:00h Organização das doações do Harém (na escola, aberta às alunas que quiserem colaborar)21/01 = Doação dos Brinquedos no Orfanato

22/01 = Ínicio das aulas de feminilidade (para maiores de 18 anos)

23/01 = Belly Encontro - 14:00 h. Piquenique no Parque do Sabiá

24/01 = Doação dos alimentos à Famílias Carentes29/01 = Belly Encontro (Caminhada de Boas Vindas à 2011 e alunas novatas).